Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Publicado: 25/08/2020 - 00:00
Última modificação: 10/06/2021 - 20:04
O curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia foi implementado em dezembro de 1971, logo após ter sido concluído o processo, de unificação das faculdades isoladas da cidade, que deu origem à Universidade de Uberlândia (UnU).
A implantação da Escola Superior de Educação Física foi criada pertencendo à antiga Autarquia Educacional do Ensino de Uberlândia, pela Lei Estadual nº. 4.257, de setembro de 1966 e autorizada a funcionar pelo Decreto nº.6.053, de 11/12/71.
A reivindicação para a criação da Escola Superior de Educação Física em Uberlândia partiu de fatores como o interesse de políticos, de toda comunidade local e ainda, de representações de regiões vizinhas. A sociedade uberlandense viu na implantação de uma Escola Superior de Educação Física, um fator de desenvolvimento e progresso tanto para a cidade quanto para o próprio Estado de Minas Gerais, visto que essa Instituição atenderia uma área cujo raio de ação atingiria cerca de 400 quilômetros.
As atividades acadêmicas do curso tiveram início em fevereiro de 1972, no período matutino, após a realização de um vestibular unificado com as Faculdades de Odontologia e de Medicina Veterinária. Nesse mesmo ano em conformidade com a Lei Estadual nº. 6.053, de 11/12/72, a Escola foi integrada à UnU, contando com recursos financeiros oriundos do orçamento estadual e ainda das anuidades escolares.
A estrutura física – Praça de Esportes pertencente ao Sr. Napoleão Carneiro, utilizada para o desenvolvimento das atividades inerentes ao Curso de Educação Física foi adquirida pela Autarquia, com auxílio financeiro da Prefeitura Municipal e desde então passou a constituir-se no Centro Esportivo Clarimundo Carneiro. Estas instalações ocupam uma área de aproximadamente 55 mil metros quadrados e foram adaptadas, complementadas e adequadas para o mínimo funcionamento da atual Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia.
Em 13 de maio de 1975, através do Decreto-Lei 75.714, publicado no Diário Oficial da União, o curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, sendo um dos pioneiros na área de Educação Física no Estado de Minas Gerais.
No ano de 1977 ocorreu importante alteração no curso. Este, que, desde a sua fundação desenvolvia suas atividades em regime anual no período da manhã passou a desenvolvê-las no turno da noite. Tal mudança se concretizou com o vestibular em Janeiro do mesmo ano.
A partir de 1978 com o processo de federalização da Universidade, a Escola Superior de Educação Física passou a receber a atual denominação de Curso de Graduação em Educação Física da UFU (Licenciatura Plena), o que favoreceu o intercâmbio do referido curso com outras instituições possibilitando assim a sua consolidação e efetiva ampliação.
O desenvolvimento das atividades do curso no período noturno durou até o ano de 1985. Porém, em meados dos anos de 1983, iniciou-se o processo de elaboração de uma nova proposta de alteração curricular, a qual ocasionou uma mudança substancial no funcionamento do curso de Educação Física da UFU. Tal proposta entrou em vigor em 1985 e fundamentava-se em um Projeto de Resolução, ainda não aprovado pelo CFE, que estipulava que os cursos de Licenciatura.
COMPETÊNCIA:
De acordo com o Art. 55. do Regimento Geral da UFU, a Unidade Acadêmica terá por competência:
- Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas respectivas áreas;
- Planejar a aplicação dos recursos orçamentários que lhe forem alocados e administrar os bens patrimoniais sob sua responsabilidade;
- Coordenar e implementar a política de recursos humanos da Unidade; e
- Elaborar e aprovar sua proposta de Regimento Interno em consonância com o Estatuto e o presente Regimento Geral.
Rua Benjamim Constant - 1286 - Bairro Aparecida
Uberlândia - MG - CEP 38400-678